sábado, 9 de junho de 2012

Cultura Grega





Cultura Grega
"Laocoonte e seus filhos", 200 a.C.


A cultura grega


Em Atenas o século V a.C. ficou conhecido como o Século de Péricles. Esse período foi o mais marcante da civilização grega, devido ao forte desenvolvimento cultural. Suas criações podem ser vistas até os dias atuais. 


A religião 


Os gregos eram politeístas e adoravam muitos deuses, sua religião era antropomórfica, ou seja, os seus deuses eram representados por uma figura humana.


Alguns homens tinham uma feição mais parecida com a dos deuses, estes eram considerados heróis, assim surgiram os mitos que narravam os acontecimentos da vida desses heróis e também dos deuses, originando a Mitologia.


A mitologia grega


O mito é uma narrativa de caráter simbólico que relata e explica a origem do Homem e dos deuses, bem como os fenômenos sobrenaturais, costumes e atividade humanas de uma determinada cultura.


O objetivo do mito era fornecer um conjunto de acontecimentos fabulosos que explicasse a realidade do mundo. Sua função é atuar como mediador entre o sagrado e o profano.


Os deuses do Olimpo 


Durante a Antiguidade existia uma infinidade de deuses locais, cada qual tinha uma ligação com um local sagrado. Com o passar do tempo, doze deuses ganharam mais destaque em relação aos outros, e em 750 a.C a história desses deuses foi escrita no Monte Olimpo por Hesíodo.

Veja abaixo como cada deus foi simbolizado:


Zeus - O sábio. Era o ser supremo, o senhor dos deuses no Olimpo e protetor da Grécia.
Hera - Terceira mulher de Zeus. Protetora das mulheres e das mães.
Atena - Deusa da sabedoria.
Apolo - Deus da luz, saúde e da morte repentina.
Ártemis - Deusa da luz, irmã gêmea de Apolo.
Hermes - Mensageiro dos deuses.
Ares - Deus da guerra, detestado por todos os deuses.
Hefesto - Ferreiro aleijado dos deuses.
Afrodite – Deusa do amor, a mais bela das deusas.
Posêidon – Deus dos mares.
Héstia – Deusa do fogo.
Deméter – Deusa da fertilidade da terra.
 
Zeus no Olimpo


 Os jogos olímpicos 


Os Jogos Olímpicos era uma forma de homenagem a Zeus, a cada quatro anos os gregos de todas as cidades-estado se encontravam na cidade Olímpia para realizar uma série de competições esportivas em diversas modalidades. Os atletas eram considerados indivíduos sagrados, e o prêmio dos vencedores era uma coroa feita de ramos de oliveira que tinha um grande valor para o atleta e para sua cidade, além disso, os atletas vencedores eram homenageados em suas cidades com a construção de estátuas. 


O teatro grego 


O teatro surgiu na Grécia no século XVI de a.C, as peças teatrais eram dedicadas a representações religiosas, sempre apresentadas ao ar livre.
A palavra teatro é de origem grega, “théatron”, e significa “lugar onde se vê”. 


Na Grécia antiga freqüentar o teatro era algo que o governo julgava necessário e por essa razão proporcionava aos mais necessitados a condição de comparecer aos espetáculos, mesmo porque eram os ricos quem patrocinavam as apresentações. 


As artes 


Os gregos desenvolveram a arte principalmente nas arquiteturas e esculturas, ambas eram harmoniosas e sóbrias, e buscavam sempre a perfeição. 


Os gregos sempre representavam temas religiosos em suas obras. 


O auge das artes gregas ocorreu entre os anos de 447 a 438 a.C, com a construção da Acrópole de Atenas e as esculturas de Fídias. 


As esculturas gregas eram ricas em detalhes, pois os gregos buscavam alcançar a perfeição humana por isso é possível observar nessas obras expressões e sentimentos, músculos e nervos. 




Discóbolo, de Mi-ron.

Nenhum comentário:

Postar um comentário